Durante sessão da Câmara de Holambra realizada na última segunda-feira(2), os vereadores aprovaram por unanimidade projeto de Lei que cria ecopontos para a coleta de tampas plásticas, habitualmente encontradas em garrafas de água, garrafas pet e embalagens similares. A propositura destaca que tampas plásticas têm expressivo valor agregado e que a coleta, além de colaborar com o meio ambiente e limpeza urbana, renderá recursos às entidades assistenciais. Ainda de acordo com o projeto, “as entidades poderão conveniar-se ao Programa Tampinha Legal, o maior programa socioambiental de caráter educativo de iniciativa da indústria de transformação do plástico da América Latina, para obterem os benefícios”. A iniciativa do projeto foi do vereador Eduardo da Silva(Pernambuco-PSD) e contou com a assinatura de oito vereadores.
O parecer conjunto das comissões permanentes da Câmara mostrou-se favorável ao projeto, justificando que, além de tratar-se de tema de interesse público, a proposta não altera a estrutura administrativa pública local nem trata do regime jurídico de servidores, o que não configuraria matéria de iniciativa privativa do Executivo. Entretanto, os vereadores Jacinta Heijden(PSDB), Naiara Hendrikx(MDB) e Aparecido Lopes(PTB) lembraram que o parecer do departamento jurídico do Legislativo apontou inconstitucionalidade da propositura, já que interferiria na gestão administrativa, que compete exclusivamente à Prefeitura. Os vereadores também citaram possível geração de gastos ao Executivo com a implantação dos postos de coleta.
Apesar disso, todos apoiaram o projeto, priorizando os benefícios ao meio ambiente e entidades assistenciais como o Naott e a APB. A vereadora Naiara lembrou que, além da conveniência e oportunidade, é importante utilizar o bom senso e atender aos anseios da sociedade no momento do voto. Com relação aos gastos, o vereador Pernambuco destacou que a Mesa Diretora vem procurando parceiros privados que possam colaborar com a implantação dos ecopontos, de forma a não onerar os cofres públicos.
Novos projetos
Três projetos de Lei de autoria do Executivo passaram por leitura e serão analisados pelas comissões da Câmara. O PL 32/2019 autoriza a Prefeitura a celebrar convênio com o DETRAN, com o objetivo de realizar obras de mobilidade e segurança em trecho da Rota dos Imigrantes, como pintura de solo para implantação de ciclovia, sinalização vertical, inclusão de lombadas e travessias elevadas.
O PLC 09/2019 dispõe sobre a avaliação da emissão de fumaça preta de veículos e máquinas movidas a diesel que pertencem à frota da Prefeitura ou prestam serviços públicos sob regime de concessão ou permissão. Caso aprovado, além de combater a poluição ambiental, o projeto colaborará para a pontuação de Holambra no programa estadual “Município Verde e Azul”, que facilita o recebimento de recursos para aplicação na área ambiental.
Também com viés ambiental, o PLC 10/2019 aborda a proibição de queimadas de material orgânico ou inorgânico no município. A propositura visa evitar a queimada de lixo, móveis, madeira, mato ou qualquer outro material, tanto na área urbana quanto na área rural.
Devolução recorde
Discursando em tribuna, o vice-presidente da Câmara, Pernambuco, confirmou que a devolução de recursos do Legislativo para o Executivo, prevista para o final de dezembro, ficará em torno de R$ 1 milhão: “Temos responsabilidade, trabalhamos sério. Essa Mesa Diretora vai entrar para a história como a primeira a devolver mais de um milhão de reais”, anunciou. De acordo com Pernambuco, o presidente da Câmara, Lucas Simioni, solicitou ao Executivo que destine o dinheiro a ser devolvido para educação, saúde e para o Naott. O vereador acrescentou que uma van destinada à entidade já estaria sendo cotada.
Três indicações foram apresentadas pelos vereadores e encaminhadas ao Executivo. A próxima sessão da Câmara está marcada para 9 de dezembro, a partir das 19h, no plenário do Legislativo.
Publicado em: 05 de dezembro de 2019
Publicado por: Jorge Lander Kenworthy
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Acompanhe aqui o parecer das Contas da Prefeitura no exercício 2023.Os arquivos estarão disponíveis em nosso portal por 60 dias.
Na última quinta-feira, os vereadores da Câmara Municipal de Holambra marcaram presença na abertura oficial da 42ª Expoflora, o maior evento de flores da América Latina e um dos principais cartões-...
A Câmara Municipal reconhece a importância do Setembro Amarelo, campanha nacional dedicada à prevenção ao suicídio, promovendo a conscientização, o acolhimento e o diálogo sobre a saúde mental. Cr...
Na manhã da última quinta-feira (21), alunos da Escola Municipal do bairro Palmeirinha participaram de uma atividade especial de conscientização ambiental, realizada em parceria entre a Prefeitura,...
Nesta terça-feira, dia 20 de agosto, a Câmara Municipal de Holambra recebeu no Plenário representantes da diretoria do Projeto Amarílis. Os integrantes foram acolhidos pelos vereadores, que acompan...
Na manhã de hoje (13), na Secretaria de Educação, foi apresentado o planejamento para implantação do Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI) – iniciativa que vai orientar políticas públicas vol...