Durante a 14º sessão da Câmara de Holambra, realizada no último dia 11, a presidente do Legislativo Naiara Regitano Hendrikx e os vereadores Jesus da Farmácia, Lucas Simioni, Edison da Farmácia e Mario Sitta, apresentaram dois projetos de Lei visando proporcionar maior segurança aos alunos de escolas públicas e particulares.
O primeiro projeto institui a Lei ‘Lucas Begalli Zamora’, onde fica estabelecida a obrigatoriedade da rede pública e particular de ensino do município a oferecer treinamento em primeiros socorros a professores e funcionários.
Em 2017, Lucas Zamora, de dez anos, faleceu durante excursão escolar ao se engasgar com um alimento. De acordo com os socorristas que atenderam o caso, sua morte poderia ter sido evitada se houvesse a presença de um profissional de primeiros socorros no momento do incidente. A morte de Lucas inspirou sua mãe, Alessandra Zamora, a lutar por mais segurança no ambiente escolar e em atividades educacionais externas, defendendo o treinamento em primeiros socorros para professores e funcionários das escolas.
“Tive a oportunidade de conversar pessoalmente com Alessandra, que em um exemplo admirável de coragem, transformou a dor do luto em força para lutar. Através de seus esforços, atualmente a Lei Lucas tramita em mais de 400 Câmaras Municipais e 12 Assembleias Legislativas, e já foi aprovada em dezenas de cidades”, salientou Naiara.
O treinamento em primeiros socorros é um suporte básico de vida, sendo um conjunto de procedimentos de emergência que deve ser aplicado a uma pessoa em perigo. Esse primeiro atendimento tem o objetivo de manter os sinais vitais da vítima e evitar o agravamento de seu estado até que receba assistência especializada e, para que isso aconteça, é necessário conhecer as técnicas corretas.
Estatísticas apontam que em 2016 mais de 2.300 crianças de até 14 anos faleceram devido à falta de pessoas habilitadas a prestar primeiros socorros, destas, mais de 800 foram por sufocamento.
O segundo projeto de Lei apresentado determina a obrigatoriedade da presença de um paramédico nos passeios e excursões escolares. “Para reforçar os cuidados com a segurança de nossas crianças em excursões, apresentei um segundo projeto, que determina a obrigatoriedade da presença de um paramédico nos passeios escolares, garantindo a presença de uma pessoa capacitada em casos de emergência e diminuindo assim o risco de acidentes”, concluiu a vereadora.
Os projetos estão sendo analisados pelas comissões permanentes da Câmara.
Publicado em: 15 de junho de 2018
Publicado por: Chayenne Colli
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Acompanhe aqui o parecer das Contas da Prefeitura no exercício 2023.Os arquivos estarão disponíveis em nosso portal por 60 dias.
Na última quinta-feira, os vereadores da Câmara Municipal de Holambra marcaram presença na abertura oficial da 42ª Expoflora, o maior evento de flores da América Latina e um dos principais cartões-...
A Câmara Municipal reconhece a importância do Setembro Amarelo, campanha nacional dedicada à prevenção ao suicídio, promovendo a conscientização, o acolhimento e o diálogo sobre a saúde mental. Cr...
Na manhã da última quinta-feira (21), alunos da Escola Municipal do bairro Palmeirinha participaram de uma atividade especial de conscientização ambiental, realizada em parceria entre a Prefeitura,...
Nesta terça-feira, dia 20 de agosto, a Câmara Municipal de Holambra recebeu no Plenário representantes da diretoria do Projeto Amarílis. Os integrantes foram acolhidos pelos vereadores, que acompan...
Na manhã de hoje (13), na Secretaria de Educação, foi apresentado o planejamento para implantação do Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI) – iniciativa que vai orientar políticas públicas vol...