Em um período marcado pelo avanço da pandemia do Coronavírus, tornam-se essenciais os debates que visam minimizar os impactos que a doença vem causando e adicionado a isso outros assuntos também primordiais ao município devem ser tratados. Deste modo ocorreu a 8ª Sessão Ordinária realizada na última segunda-feira (12/04), os vereadores trouxeram ao plenário matérias relacionadas à saúde, mobilidade urbana, infraestrutura e proteção aos animais.
No segmento saúde, as medidas sugeridas ao executivo e relacionadas diretamente as ações de combate à Covid-19 foram a ampliação do horário de vacinação para os finais de semana e/ou para além do horário comercial e a inclusão dos Conselheiros Tutelares de Holambra no grupo prioritário de vacinação, indicações apresentadas pelo vereador e primeiro-secretário Fabiano Soares.
Ainda no tema, o vereador Jesus Aparecido pediu a implantação de estudos para a realização de convênios de saúde com hospitais particulares para atender à população. Já o vereador e vice-presidente Chiba a criação e implantação do “Programa Remédio em Casa”, através do uso de aplicativo ou dispositivo similar.
"A ideia desta indicação (Programa Remédio em Casa), principalmente neste momento de pandemia, é facilitar o cotidiano dos munícipes e evitar o deslocamento desnecessário, contribuindo inclusive para a saúde da população, diminuindo o fluxo dos pacientes que se deslocam até a farmácia para retirada dos medicamentos de uso contínuo e os medicamentos prescritos”, mencionou Chiba.
Quanto a mobilidade urbana, o vereador Mauro Sérgio, presidente da Casa, reforçou o pedido, realizado na última sexta-feira (09/04) à Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos e a EMTU-SP de que os ônibus intermunicipais passem a transitar pelo bairro Residencial Imigrantes.
Na infraestrutura, o vereador Fabiano Soares solicitou ao Poder Executivo a construção de uma lombada na Rua Walravens, localizada no Parque Residencial Imigrantes. Conforme justificativa do parlamentar este é um pedido feito pela população, que alegam que motoristas infratores passam muito acima da velocidade permitida, aumentando o risco de acidentes e atropelamentos.
Relacionado às políticas públicas municipais de proteção animal, foi apresentado o Projeto de Lei nº 008/2021, do vereador Fabiano Soares, que estabelece multa e sanções administrativas para aqueles que praticarem maus-tratos aos animais.
"É importante no âmbito municipal, nós estudarmos e termos uma lei que trata sobre as questões dos maus-tratos. Que deixe muito específico o que é maus-tratos. Que deixe anexado ao projeto tantos os animais silvestres, como os animais domesticados e possam também dar mais autoridade a nossa força policial para fazer as intervenções e para punir aqueles que realizam o crime. Maus-tratos é crime!”, comentou o vereador Fabiano.
Outra medida relativa aos direitos dos animais, apresentada pelo vereador Chiba, foi o pedido para criação e implantação de um Centro de Zoonoses no município.
"É extremamente importante e necessário fazer com que o município crie políticas públicas e consiga viabilizar um centro de zoonoses, que venha contribuir para recolher e acolher animais em situação de abandono ou maus-tratos, além também da garantia de vacinação e castração, dentre outras necessidades, que eventualmente possa ocorrer, inclusive esse centro de zoonoses poderá oferecer aos munícipes a possibilidade de um atendimento de urgência e emergência, até mesmo consultas clínicas para atendimento básico do seu animal”, concluiu o parlamentar Chiba.
A próxima Sessão Ordinária, excepcionalmente devido as medidas de prevenção à Covid-19, foi antecipada e ocorrerá na próxima quinta-feira, dia 15 de abril, a partir das 18 horas. A população poderá assistir ao vivo através do Facebook, Youtube ou no site da TV Câmara de Holambra.
Publicado em: 13 de abril de 2021
Publicado por: Assessoria de Imprensa
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
A Câmara Municipal de Holambra irá realizar no dia 5 de novembro, terça-feira, a Audiência Pública sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício de 2025. A atividade irá acontecer no plenár...
Durante a última Sessão Ordinária, realizada no dia 21 de outubro na Câmara Municipal de Holambra, os vereadores aprovaram por unanimidade, o Projeto de Lei nº 012/2024 que institui o programa “Cui...
A Câmara Municipal de Holambra em cumprimento a Lei nº 9.504/1997 que proíbe órgãos públicos de realizarem publicidade institucional de seus atos, programas, obras, serviços e campanhas nos três...
Durante a 3ª Sessão Extraordinária de 2024 da Câmara Municipal de Holambra realizada nesta segunda-feira 17 de junho, os vereadores aprovaram por unanimidade, o Projeto de Lei nº 010/2024 que passa...
Os vereadores Mauro Sergio de Oliveira (Serjão), Jesus da Farmácia, Wilson Barbosa (Bigode) e Oriovaldo Venturini participaram na última semana em São Sebastião, de 4 a 8 de julho, da 7ª edição do...
A Câmara Municipal de Holambra por meio da Comissão de Obras, Serviços Públicos, Saúde, Educação, Cultura, Lazer e Turismo, Planejamento, Uso, Ocupação e Parcelamento do Solo realiza no próximo dia...